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| c37232 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:10:56 | 1 | # Turbina a gás | 
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| 3 | # Trabalho realizado por: | |||
| 4 | **Beatriz Gomes - 2017258451**   | |||
| 5 | **Gonçalo Pardal – 2017270663** | |||
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| 7 | Neste trabalho, sugerimos algumas alterações à página das turbinas a gás, sendo a principal alteração a criação de uma secção denominada **“Classes”**, em que uma das subseções foca-se nas turbinas que utilizam hidrogénio como combustível. Esta subseção deixa-se em aberto para que no futuro outros colegas possam completar com outros combustíveis ou com outro tipo de turbinas. | |||
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| 9 | Gostaríamos de sugerir a alteração da organização das secções, sugerindo a seguinte organização, incluindo já a secção criada: | |||
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| 11 | 1. Definição e Funcionamento   | |||
| 12 | 2. Ciclo simples e Ciclo combinado   | |||
| 13 | 3. Ciclo termodinâmico   | |||
| 14 | 4. Projeto   | |||
| 15 | 5. Classes   | |||
| 16 | 6. Vantagens e Desvantagens   | |||
| 17 | 7. Custos e Eficiência   | |||
| 18 | 8. Características e condições de operação   | |||
| 19 | 9. Medidas de segurança e controlo do equipamento   | |||
| 20 | 10. Classificação/Aplicações Industriais   | |||
| 21 | 11. Referências   | |||
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| 23 | Na antiga secção dos Custos, sugerimos a remoção de um dos links uma vez que são iguais e na secção da Eficiência, de modo a fornecer ao leitor valores diretos das eficiências, sugerimos acrescentar a seguinte frase:   | |||
| 24 | **Para turbinas a operar com ciclo simples, o seu rendimento ronda os 35%, enquanto que para os ciclos combinados ronda os 55%.** | |||
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| 28 | ## 5.1. Turbinas a hidrogénio | |||
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| 30 | ### 5.1.1. Definição e Funcionamento | |||
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| 32 | Dentro das turbinas a gás, nas últimas décadas tem surgido a utilização de hidrogénio como combustível para a criação de energia, sendo estas turbinas denominadas turbinas a hidrogénio. A estrutura destas é em tudo semelhante às turbinas convencionais, porém existem algumas alterações que são necessárias fazer ao equipamento. | |||
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| 34 | ### 5.1.2. Hidrogénio como combustível | |||
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| 36 | A maioria do hidrogénio produzido mundialmente para uso industrial é de origem fóssil, que leva à libertação de CO₂, porém existem outras vias de produção tais como:   | |||
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| be9c86 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:17:18 | 38 | |
| e7fd6b | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:19:10 | 39 | O método mais economicamente viável para produção de hidrogênio industrialmente é o método de reforma do gás natural (steam reforming) que consiste na produção de gás sintético (syngas). Syngas é uma mistura de hidrogênio, monóxido de carbono e por vezes dióxido de carbono, cuja principal aplicação é o seu uso na produção de eletricidade. O hidrogênio produzido por este processo denomina-se “hidrogênio cinzento” quando o CO₂ gerado é libertado para a atmosfera; quando este poluente é captado (CGS) denomina-se por “hidrogênio azul”.[1] | 
| c37232 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:10:56 | 40 | |
| 41 | ### Fluxograma do Processo de Steam Reforming | |||
| afc192 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:12:45 | 42 | |
| 31ea0b | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:13:18 | 43 | ![Figura 1: Produção de hidrogênio através do processo de steam reforming do gás natural. [2] ](./Turbinas_a_Gas-000.png) | 
| 2a558a | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:12:57 | 44 | |
| afc192 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:12:45 | 45 | *Figura 1-*  Produção de hidrogénio através do processo de steam reforming do gás natural.[2] | 
| c37232 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:10:56 | 46 | |
| 47 | **Legenda do Fluxograma:** | |||
| 48 | - **Natural Gas** → **Cleaning** (ZnS, ZnO) → **Reforming** → **Water Gas Shift** (CO+H₂O → H₂+CO₂) → **Carbon Capture** → **Purification** → **Hydrogen** | |||
| 49 | - **Steam** → **Heat Recovery** → **Water** | |||
| 50 | - Emission: 7-29 kg CO₂/kg H₂; Energy efficiency: 75%;   | |||
| 51 |   Energy cost of distributed H₂ prod.: $16-29/GJ; Distributed/Centralized H₂ cost: ~3 | |||
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| 55 | ### 5.1.3. Motivações de implementação | |||
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| 57 | O desenvolvimento destas turbinas tem sido proporcionado pelos avanços tecnológicos e científicos e pela necessidade de encontrar um combustível que substitua a utilização dos combustíveis fósseis. Todos os processos que geram gases que contribuam para o efeito de estufa, nomeadamente CO₂ e CH₄, devem ser reduzidos ao máximo e, em alternativa, usar processos ambientalmente favoráveis. | |||
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| 61 | ### 5.1.4. Funcionamento das turbinas | |||
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| e7fd6b | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:19:10 | 63 | Em comparação com o gás natural, o hidrogênio queima mais rápido, é mais reativo, possui maior temperatura de combustão e tem 1/3 da densidade energética do gás natural, ou seja, é necessário bombear um caudal maior de hidrogênio.[3] | 
| c37232 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:10:56 | 64 | |
| e7fd6b | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:19:10 | 65 | As possíveis alterações nos componentes do processo dependem da quantidade de hidrogênio que existe na alimentação. Para misturas até 30%, não são necessárias grandes mudanças aos componentes da turbina. Para percentagens maiores deste gás, já é preciso fazer alterações à turbina, nomeadamente à câmara de combustão, e aos sistemas de controlo, como por exemplo, os sistemas de deteção de gás e incêndios, ventilação, troca de válvulas e tubagens.[4,5] | 
| c37232 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:10:56 | 66 | <hr><hr> | 
| e2ac0f | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:15:41 | 67 | |
| c37232 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:10:56 | 68 | Como exemplo de uma alteração feita para adaptar estas turbinas a hidrogênio, a empresa Kawasaki, de forma a mitigar os danos causados pela elevada temperatura da chama, decidiram aplicar uma camada de material cerâmico aos bocais dos injetores de combustível. Para atacar a problemática de formação de compostos NOₓ, desenvolveu-se uma técnica de injeção de combustível através de mini orifícios, de modo a permitir que o combustível queime de modo mais compacto. [4,6] | 
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| a2b1cf | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:14:35 | 71 | ![Figura 2:  Representação esquemática dos mini orifícios presentes na câmara de combustão.[4] ](./Turbinas_a_Gas-001.png) | 
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| 73 | *Figura 2-* Representação esquemática dos mini orifícios presentes na câmara de combustão.[4] | |||
| c37232 | Francisca Ferreira | 2025-03-11 16:10:56 | 74 | |
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| 77 | ### 5.1.5. Casos Reais de aplicações? | |||
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| 79 | Em setembro de 2017, na ilha portuária de Kobe, no Japão, foi inaugurado um sistema de cogeração, que tinha na base do seu funcionamento uma turbina a gás natural e hidrogênio. Este sistema tinha como objetivo fornecer energia elétrica e térmica às instalações hospitalares e outras instalações públicas. | |||
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| 81 | Em abril de 2018, conseguiu-se operar a [turbina exclusivamente com hidrogênio](#). [7] | |||
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| 85 | ### 5.1.6. Vantagens e desvantagens? | |||
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| 87 | **Vantagens:** | |||
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| 89 | - Não existe emissão de CO₂ nem de outros gases de efeito de estufa para a atmosfera, apenas se gera energia e produz-se água; [3]   | |||
| 90 | - É um sub-produto de vários processos, podendo ser aproveitado, algo que é economicamente rentável, ao contrário de outros combustíveis. | |||
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| 92 | **Desvantagens:** | |||
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| 94 | - Combustão instável;   | |||
| 95 | - Aumento das emissões de compostos NOₓ;   | |||
| 96 | - É preciso passar o hidrogênio à fase líquida de modo a facilitar o seu transporte.   | |||
| 97 | - devido à sua rápida combustão e formação de chama, existe o perigo de destruir a câmera de combustão e o bocal do injetor. [3] | |||
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| 99 | ## Referências | |||
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| 101 | [1] - Siemens Gas and Power. Hydrogen power with Siemens gas turbines Reliable carbon-free power with flexibility. Published online 2020:1-22. | |||
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| 103 | [2] - Demirel Y. Technoeconomics and Sustainability of Renewable Methanol and Ammonia Productions Using Wind Power-based Hydrogen. *J Adv Chem Eng.* 2015;5(3). doi:10.4172/2090-4568.1000128 | |||
| 104 | ||||
| 105 | [3] - [https://www.siemens-energy.com/global/en/news/magazine/2019/hydrogen-capable-gas-turbine.html](https://www.siemens-energy.com/global/en/news/magazine/2019/hydrogen-capable-gas-turbine.html), consultado em fevereiro de 2020 | |||
| 106 | ||||
| 107 | [4] - [https://global.kawasaki.com/en/stories/hydrogen/index.html](https://global.kawasaki.com/en/stories/hydrogen/index.html), consultado em fevereiro de 2020 | |||
| 108 | ||||
| 109 | [5] - [https://www.ge.com/power/gas/fuel-capability/hydrogen-fueled-gas-turbines](https://www.ge.com/power/gas/fuel-capability/hydrogen-fueled-gas-turbines), consultado em fevereiro de 2020 | |||
| 110 | ||||
| 111 | [6] - [https://global.kawasaki.com/en/corp/newsroom/news/detail/?f=20151221_2830](https://global.kawasaki.com/en/corp/newsroom/news/detail/?f=20151221_2830), consultado em fevereiro de 2020 | |||
| 112 | ||||
| 113 | [7] - [https://www.youtube.com/watch?v=dC7AZWHC2UM](https://www.youtube.com/watch?v=dC7AZWHC2UM), consultado em fevereiro de 2020 | 
