Utilidades industriais/Equipamentos/Caldeiras de biomassa.md ..
@@ 12,6 12,7 @@
Deste modo, as caldeiras de biomassa representam uma solução eficiente para atender à necessidade energética exigida pelas diversas indústrias, enquanto reduz a geração de resíduos orgânicos e incentiva a práticas de economia circular. Para além disso, a adoção deste tipo de equipamentos nos complexos industriais fortalece o compromisso das entidades com as metas estabelecidas no Acordo de Paris para pôr em prática a transformação da matriz energética global, bem como com o alcance da neutralidade carbónica até 2050.<sup>\[3\]</sup>
Define-se caldeira de biomassa como um equipamento térmico projetado especificamente para a geração de vapor ou fornecimento de água quente, através da combustão de matérias orgânicos renováveis. A biomassa é considerada uma fonte de energia de baixo carbono, pois o dióxido de carbono libertado durante a combustão é compensado através daquele que é absorvido pelas plantas durante o seu ciclo de vida. Diversas indústrias têm vindo a adotar o uso de resíduos dos processos de produção para alimentar as próprias caldeiras de biomassa, aproveitando os subprodutos do processo para gerar energia térmica.<sup>\[4\]</sup>
+
A nível industrial, muitas empresas têm vindo a substituir as caldeiras tradicionais por caldeiras utilizadoras de biomassa, isto é, um combustível proveniente de matéria orgânica, sendo a maior parcela correspondente a madeira. Em Portugal, são recolhidos como resíduos, aproximadamente 40000 ton de madeira que são enviadas para aterro, o que permite a sua valorização como biocombustível, reduzindo a pressão relativa à capacidade dos aterros.
Para além da sua direta aplicação nas diversas indústrias, as caldeiras de biomassa também são comummente utilizadas em aquecimento domiciliar, sistemas de aquecimento central, hospitais, hotéis e instalações agrícolas, verificando-se uma alternativa sustentável e eficiente para a geração de calor.
Assim, através do presente trabalho pretende-se explorar o uso de caldeiras de biomassa para satisfazer as necessidades de utilidades provenientes de energia térmica.