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2024-11-14 16:28:43 Nuno Oliveira: Importado conteúdo inicial.
PIEQ/General information.md ..
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- # Course information
+ # Problema Integrado de Engenharia Química I e II - Edição 2024-25
+
+ ## Docentes:
+ Nuno Oliveira (coordenador), nuno@eq.uc.pt, 914 006 725.
+ Lino Santos, lino@eq.uc.pt, 933 645 571.
+
+ ## Horários / salas:
+ 6.a feira, 15h30-17h30, D37.
+
+ - Este horário serve sobretudo para reuniões tutoriais com cada grupo de trabalho.
+ - Cada grupo necessita marcar as suas reuniões, quando necessário. Para o efeito enviar uma mensagem para coordenador, que marcará horário específico.
+ - Questões simples podem ser resolvidas sem reunião (mas apenas estas)!
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+ ## Página oficial:
+ https://www.eq.uc.pt/~nuno/pieq/
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+ Outra informação de referência, incluindo a FUC plurianual está disponível no InforEstudante.
+
+ ## Lista de correio:
+ Endereço: pieq@eq.uc.pt
+ Arquivo de mensagens: http://www.eq.uc.pt/mailman/listinfo/pieq
+
+ - A lista serve para anúncios e questões de natureza colectiva.
+ - É necessário enviar o contacto de email para inscrição na lista.
+
+ ## Calendário:
+ ### 1.o semestre:
+ Prazos:
+ - Entrega da apresentação intermédia (formato PDF): 20.NOV.
+ - Apresentação intermédia: 22.NOV.
+ - Entrega relatório final (formato papel): 20.DEZ.
+
+ Apresentação intermédia:
+ - Duração de 15 minutos (apresentação) + 30 minutos (discussão).
+
+ Relatório final:
+ - Tamanho sugerido: 10-15 páginas (excluindo anexos).
+ - Necessário entregar 4 cópias impressas.
+
+ ## Tópicos a desenvolver:
+ De uma forma genérica, os diferentes aspectos abordados nesta unidade curricular e nas unidades curriculares consecutivas (PIEQ-2 e Projecto de Processo) numa perspectiva integrada de Projecto, podem ser enquadrados em 3 grandes blocos de conteúdo:
+ - **Escolha da tecnologia a usar na aplicação.**
+ - **Engenharia de base e diagramas de processo.**
+ - **Avaliação do projecto de investimento.**
+
+ Nesta unidade curricular devem ser encetadas todas estas dimensões do problema, embora o esforço esteja sobretudo concentrado na primeiro bloco.
+
+ Em particular, e tal como descrito nos elementos analisados nas aulas conjuntas, o relatório a elaborar no final desta unidade curricular deve abordar de forma sustentada e razoavelmente completa os aspectos de:
+
+ 1. **Selecção da tecnologia e alternativas processuais:**
+ - Processos.
+ - Quantidades e mercados.
+ - Matérias-primas.
+ - Localização, e alguns aspectos logísticos básicos.
+ - Outras decisões fundamentais.
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+ 2. **Especificação da solução processual:**
+ - Diagrama de blocos do processo.
+ - Balanços de massa preliminares (principais aspetos).
+
+ 3. **Análise do projeto de investimento associado:**
+ - Potencial económico da proposta.
+
+ ## Organização de tópicos no conjunto das 3 disciplinas (PIEQ 1 e 2, e Projecto de Processo):
+ -> ![[842d7e28ac0b4bcadc8c3df589fbae3f_MD5.docx]]
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+ ## Bibliografia:
+ ->
+
+ ## Constituição dos grupos de trabalho:
+ - 18 inscritos (20.SET) + 2 futuros = 20 alunos -> 4 grupos (4*5).
+ - Os alunos podem formar grupos. Senão os docentes constituirão estes grupos.
+ - Cada grupo indica *3 preferências* para a escolha do tema de trabalho, dentro da seleção proposta. A atribuição é feita por seriação de preferências. Em último caso, os empates de preferências serão decididos por sorteio.
+ - Os grupos **TÊM** de ter 4 ou 5 elementos.
+ - Cada grupo deve ter no máximo 1 inscrição provisória (ou considerada de risco).
+ - É necessário enviar a folha de identificação de grupos durante a próxima aulas. Incluir número do grupo, título do projecto, foto e contactos dos elementos -> ver **modelo da folha.**
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+ ## Temas de projecto propostos:
+ 1. Processamento de compostos extractáveis no contexto de uma biorefinaria.
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+ 2. Produção de gás de síntese (H2 e CO) com emissões reduzidas de CO2.
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+ 3. Produção em larga escala de derivados de lenhina.
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+ 4. Produção de melatonina.
+ https://www.melatonin-research.net/index.php/MR/article/view/217
+ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9862825/
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+ 5. Valorização de materiais plásticos reciclados.
+ ![[Plásticos-h3t96ur42spd1.jpg]]
+ https://www.science.org/doi/10.1126/science.adq7316
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